Atualizando seu site? Não se esqueça do redirecionamento 301, ou você se arrependerá

redirecionamento 301

Os redirecionamentos 301 ajudam a proteger seu site durante atualizações, reformulações ou alterações. Embora sejam realmente fáceis de implementar, muitos proprietários de sites e desenvolvedores os esquecem e, no processo, isso interfere no trabalho de SEO e pode eliminar completamente os rankings de pesquisa.

Para ser honesto, eu não pensei muito sobre os redirecionamentos 301 até recentemente. A criação e gerenciamento de redirecionamentos 301 é uma parte importante dos projetos de design e desenvolvimento de nosso site, e devemos listar itens para eles em cada plano de projeto.

Mas, recentemente, tenho visto mais e mais problemas nas mídias sociais, consultas por e-mail e minhas ligações para a Clarity.fm, onde proprietários de sites e blogueiros encontraram grandes problemas porque ao redesenhar o site ou blog, ninguém considerou ou criou um redirecionamento 301 . Atualizar.

Hoje, recebi um telefonema da adorável Ivy, e esse foi outro problema. Infelizmente, Ivy é uma blogueira e tem desenvolvedores de WordPress e consultores de SEO para ajudá-la, mas eles não têm muito controle sobre redirecionamentos 301 e não a educaram sobre sua importância, o que realmente ajudou. Isso deixa você muito irritado.

Depois de falar com Ivy, decidi que precisava de uma postagem no blog sobre redirecionamentos 301, então queria revisar rapidamente o que são redirecionamentos 301 e por que eles são importantes.

O que é um redirecionamento 301?

Se você precisar alterar o URL da página (conforme mostrado nos resultados do mecanismo de pesquisa), o Google recomenda que você use um redirecionamento 301 do lado do servidor. Essa é a melhor maneira de garantir que os usuários e os mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta.

Um redirecionamento 301 é um código de status que informa aos mecanismos de pesquisa que uma página / postagem foi movida permanentemente para um novo local. Exige que os mecanismos de pesquisa transfiram o histórico anterior de SEO para um novo conteúdo, ao mesmo tempo que direcionam o tráfego do site para novos locais.

Quando usar um redirecionamento 301?

  • Você mudou seu site para um novo domínio e deseja garantir que o tráfego e o histórico de SEO sejam encaminhados para o novo destino.
  • Você alterou um URL (página, postagem, produto, categoria, etc.) e deseja que seu PageRank * existente seja transferido para o novo URL.
  • Você alterou um URL e deseja que seu tráfego para o URL antigo seja redirecionado para o novo URL.
  • Você está mesclando dois sites e deseja ter certeza de que os links para URLs desatualizados sejam redirecionados para as páginas corretas.

* Não sabe o que é PageRank? É apenas um número de 0 a 10 atribuído pelo Google. Este número indica a eficácia do seu SEO geral para um determinado conteúdo. O PageRank é a segunda parte do algoritmo do Google e muda apenas algumas vezes por ano. O Google tem mostrado esses dados para proprietários de sites nos últimos anos, mas sua visibilidade diminuiu no início deste ano. Embora ainda exista, não podemos ver nosso valor de PageRank.

Configurando Redirecionamentos 301

Há muitas maneiras de configurar um redirecionamento 301, algumas delas voltadas para desenvolvedores, enquanto outras são mais amigáveis ​​e completas para os usuários finais. Normalmente usamos e recomendamos três métodos:

Arquivo .htaccess

Para implementar um redirecionamento 301 para um site hospedado em um servidor executando o Apache, você precisará acessar o arquivo .htaccess do servidor. Para não programadores, isso pode ser um pouco assustador. Embora minha equipe de codificação possa gerenciar facilmente arquivos .htaccess, eles me pegaram desprevenido.

# Começo redirecionamento 301
Redirect 301 /old-page/ http://www.testedominio.com.br/nova-pagina/
# Fim redireciomento 301
Exemplo de redirecionamento de arquivo 301 do htaccess

Plugin de redirecionamento para WordPress

Se você estiver usando o WordPress, também pode usar plug-ins como “redirecionamentos” para configurar um redirecionamento 301 diretamente do seu painel. O plugin é muito intuitivo e pode ser usado facilmente por qualquer dono de site ou autor de blog.

redirecionamento 301

Redirecionamento pelo painel de controle cPanel

Se você estiver usando a hospedagem do Super Design Pro, também poderá usá-lo para configurar redirecionamentos 301 diretamente no painel cPanel. A configuração no cPanel também é muito intuitiva, não tenho medo de usá-la, então usuários comuns devem ser capazes de entrar em suas contas e adicionar os redirecionamentos 301 necessários.

redirecionamento 301
redirecionamento 301

Comentários finais

Os redirecionamentos 301 são muito importantes para o SEO e a usabilidade do site. Eles não apenas repassaram o PageRank e seu histórico de SEO, mas também garantiram que os usuários não visitariam 404 páginas e becos sem saída.

Você não precisa se assustar com os redirecionamentos 301, apenas gaste tempo criando e enviando-os ao excluir conteúdo, mover conteúdo ou reorganizar a estrutura do seu site.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *